sábado, 25 de setembro de 2010

Planejamento em Mídias Sociais- Digitalks







No dia 18 de setembro, como havia dito em meu ultimo post, houve um curso cujo tema era sobre planejamento em mídias sociais, promovido pela #digitalks. Foi um evento pago em um hotel aqui em São Paulo mesmo. Preciso enfatizar que o atendimento deles foi super bacana (houve um probleminha com a entrega de meu certificado no término do evento, e segunda de manhã eles ja me enviaram por e-mail, não havendo a necessidade de reclamação), foi um evento muito bem planejado e de que eu gostei muito. Vou falar brevemente sobre as palestras e disponibilizar alguns vídeos e de slides fornecidos pelo evento, dividirei todo conteúdo por 3 posts (foram 8 horas de curso galera). Vale lembrar que sempre que vejo algum evento como este, costumo divulgar em meu twitter, ou até mesmo aqui no blog, caso eu tenha tempo, então se você gosta de conversar/estudar sobre marketing digital, me siga no twitter.

A primeira palestra do dia, foi dada pela Gil Castillo, em que se falou um pouco da nova forma que o consumidor se porta perante as marcas e aos recursos tecnológicos que possuímos em mãos. Nessa parte ela citou alguns pensamentos como o de Albert Eistein "Três grandes bombas foram deflagradas no séc. XX: a atômica, a demográfica e a Bomba da Informação", e indicou o livro "Cibercultura" por Pierre Lévy (confeço que ja ouvi falar várias vezes, mas só agora vou atraz deste livro). Gil também comentou sobre a economia de nicho (ela ilustrou esta expressão em função do termo "a cauda longa" em que é possível ver um número de consumo através de nichos).
Se falou bastante também sobre as análises em que alguma marca precisa fazer para entrar nas redes sociais, buscando sempre saber onde que seu target habita, além de saber o que estão falando sobre seu produto e/ou serviço, assim como tomar medidas para deixar a marca com uma visibilidade satisfatória na internet, com a criação de um relacionamento da marca com seus consumidores, afim de que seja criado conteúdo informativo pela marca, por exemplo. Logo abaixo, segue um vídeo produzido pela Agência Click, que mostra um pouco da importância de estar presente nas redes sociais.



Um case interessante que a palestrante nos trouxe para ilustrar este novo poder que os consumidores tem em mãos, foi o do Subway. Este case é bem bacana, porque mostra que por conta da iniciativa de uma pessoa, foi espalhado um e-mail informando como deveria ser colocado o queijo nos lanches da casa. Houve uma pressão dos consumidores, o que gerou uma mudança do posicionamento da empresa, que resolveu incorporar esta medida, distribuindo em todas as lojas, a forma correta de se colocar o queijo nos lanches.

A palestrante nos mostrou outro case interessante, que foi sobre o caso Tecnisa, em que as pessoas gostavam dos imóveis da empresa, mas não lembravam da marca, e para converter isto, eles resolveram mudar o posicionamento da empresa, entrando de cabeça nas redes sociais. Eles entraram em diversas redes sociais, possibilitando um vinculo maior com os clientes. Uma informação bem bacana aqui, é de saber que a Tecnisa foi a 1ª a vender um imóvel pelo twitter (na verdade, a negociação começou a ser feita pelo twitter).




Gil terminou a primeira parte das palestras com um dos cases mais famosos da política americana, que foi o caso Obama. Uma campanha política que mexeu com o sentimento dos eleitores, além do uso constante por meio de redes sociais, para a criação de um relacionamento com o seu eleitorado. Foi feito um life streaming do candidato, além da criação de uma rede social do partido. Logo após a eleição do novo presidente, manteve-se a rede social, com a mudança do endereço da página, através desta rede social, os eleitores poderiam "ajudar" o novo presidente a governar, e o primeiro uso desta após a eleição foi com o compartilhamento de histórias de cada pessoa, para que fossem compiladas e entregues no senado a fim de solucionar a questão da saúde pública no país (através do envio destes relatos, foi feito uma análise quantitativa através do zip code, para que fosse visto os problemas que cada região continha). Além destes casos, foi criado comerciais colaborativos em que o eleitor participava do comercial com o envio de fotos ou vídeos, além da participaçlão inesperada de empresas, como foi o caso de uma empresa de animação gráfica que estava no começo, e fez uma animação do candidato Obama, MUITO BACANA por sinal, segue abaixo para vocês verem!



Outra participação foi incluida na campanha política como foi o caso da Obama Girl (que era um quadro de um programa humorístico dos EUA em que cada candidato a presidência tinha sua admiradora feminina. Esta ação até foi "copiada" recentemente aqui no Brasil, quando se lançou o Dilma Boy, que foi descoberto pelo partido político e hoje participa até de comícios, segue abaixo ambos os vídeos:

Obama Girl


Dilma Boy


Outro case bem bacana que pude ver, foi sobre a cobertura das eleições no Iran, sendo que vários jornalistas tiveram de sair do país, e o twitter serviu para transmitir informações que ocorriam no país através de Hashtags #IranElection . Após ver a solução que as pessoas haviam tomado para "globalizar" as informações, o governo decidiu ir atrás das pessoas que estavam passando fotos, vídeos, etc pelo twitter e rastreavam elas através da localidade informada no twitter, e foi por conta disto que pessoas ao redor do mundo inteiro mudaram a localidade para o Iran, afim de confundir o governo local.



Essa palestra foi super bacana, pois pude conferir de perto o que havia sido feito no tão chamado caso Obama (sabia das coisas que foram feitas, mas não com tanta profundidade como foi mostrado), além de mostrar de fato esse sentimento que as pessoas tem agora com a tecnologia, e que fora potencializada pela Web 3.0 (Redes Sociais). Mostra que as pessoas estão se manifestando emocionalmente agora por meio de "máquinas" em que tudo é mensurável, e que podemos utilizar isto para solucionar muitos problemas, como gerar outros, por conta disto é necessário uma conversa contínua sobre o tema, para que nós publicitários, assim como outras profissões, possam colaborar com a evolução da raça humana.

Um pensamento bacana que guardei desta palestra foi: "quando algumas pessoas falam que a internet é uma mídia barata, pode ser um engano, já que é necessário pessoas qualificadas para alimentar estas novas mídias"


Um comentário:

  1. BOOOOAAAA, MANOLO! Esse eu curti.. os vídeos ilustraram bem a ideia! Ta no caminho, mlq..

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