domingo, 3 de outubro de 2010

Estratégias para Redes Sociais



Na segunda parte das palestras feitas pela #Digitalks, Luiz Augusto Barros ministrou uma palestra mais focada em estratégias para Redes Sociais. Luiz é diretor de operações da Media Factory, uma empresa que faz todo este serviço de mensuração de resultados. A palestra foi super bacana, o cara é uma figura e trouxe descontração e muita informação para os presentes.

Ele optou por trazer uma breve história da internet no mundo e aqui no Brasil, falando também de como as pessoas lidavam com a tecnologia em diferentes tempos. Ele citou também o tempo médio em que os brasileiros se mantém conectados na rede, mostrando que este longo período conectado pode vir a ser em função da qualidade insatisfatória da velocidade de banda dos brasileiros.


Ele dividiu a história da internet em 3 partes:

1.0- A Era dos Sites, Portais e Buscas por Diretórios (94~03)
> Método de search complicado

> Era Yahoo, em que era disponível diretórios que ajudavam os internautas a achar conteúdos catalogados (isto era manual mesmo, pessoas!) pelo buscador. O seu declínio veio em função do grande crescimento de novos sites e este diretório ficou defasado.

2.0- A Era do Search e da participação dos usuários (03~10)
> Os usuários ajudavam os sites de busca a fim de informar a relevância do conteúdo dos sites por meio do PageRank.

> Era Altavista, em que robôs (croller) passavam catalogando páginas automaticamente, e foi a explosão pela busca através de palavras chave (o grande Bum da Web 2.0). Seu declínio veio em função da venda de palavras chave com conteúdos pornográficos (fazendo uma busca por filhotes de cachorro, era encontrado algum site com conteúdo pornográfico, coisas do gênero).

> Era Google, "não importa o que você diz, o que importa é o que dizem sobre você" (backlink).

3.0- A Era das Redes Sociais e buscas por semântica (2010)

> Buscas mais inteligentes, por meio do contexto

> Aplicativos dentro de redes sociais, permitindo uma interação maior entre os usuários

> Redes sociais começando a serem vistas nos televisores.

Foi bem interessante quando ele comentou que as marcas levam agora o consumidor para um ambiente "neutro" como as redes sociais, uma vez que as pessoas comentam e que é possível ver o produto como ele realmente é, algo um pouco mais próximo do real, diferente do que vemos nos comerciais de televisão por exemplo. É super importante analisar o ambiente para que possamos desenvolver estratégias que tragam resultados satisfatórios para a nossa marca, no caso da internet, isto torna-se um estudo bem amplo, uma vez que é necessário saber onde o seu target navega, o que ele faz quando está conectado,o que ele procura na internet, dentre outros fatores. Desta forma é possível saber como divulgar a sua marca, para que ela atinja o publico alvo em questão.

O palestrante usou como exemplo também, o case do Second Life, como forma de alertar os profissionais para que não cometam o mesmo erro, uma vez que muitas empresas entraram neste "mundo virtual" apenas por ser uma mídia nova, não houve um objetivo traçado e por conta disto, fracassaram.
"..é moderno, temos que estar nisso" (isso me lembra algumas empresas que criam app para celulares ou que resolveram entrar no mundo dos tablets, se não houver um objetivo em mente, foi um "dinheiro pro lixo")

O Google:

Foi comentado em diversas palestras sobre a importância de estar ocupando as 10 posições na página inicial do Google, quando é digitado o nome de sua empresa, uma vez que muitas pessoas não passam da 1ª página do buscador, além de poder "administrar" o que falam sobre a sua empresa. A solução para ocupar esta primeira página, seria entrando em diversas redes sociais, além de publicar conteúdos relevantes periodicamente.

O Google começou a ganhar dinheiro através dos links patrocinados, por conta do CPC (custo por clicks). Por meio de um leilão por palavras chave entre os anunciantes, ele decide a favor da empresa que ofereça um retorno maior para ele (uma palavra chave vendida por 0,20 centavos pode ser muito mais interessante do que uma palavra que seja vendida por 0,80 centavos se o conteúdo do site da primeira for mais interessante do que o da segunda empresa). O Google quer realmente que os links patrocinados sejam clicados e por conta disto que ele se importa pelo quality score, que influencia diretamente no CPC (como no exemplo dado acima).


Muitos dos que trabalham já neste mercado online, ja se deparam com a sigla ROI, e ela se trata de um calculo de quanto que se é investido, e de quanto se obtém de retorno financeiro. Algumas formas que podem chegar a melhorar o ROI de sua empresa é:

> Organizando o conteúdo gerado pela sua empresa (deixar sempre as palavras mais importantes em negrito, para dar mais visibilidade para os trollers, focar o seu site em somente um assunto, desta forma você pode se tornar referência no assunto).

> Saber o que o seu público procura na internet.

> Saber como o seu target navega pelo seu site e como ele chegou lá.

> Fazer links patrocinados.

> Atualizar o conteúdo de seu site periodicamente (trollers do Google passam em função da frequência em que se é gerado novos conteúdos, é possível descobrir a ultima vez que um troller passou pelo seu site quando clicado "em cache" na pesquisa do Google).

> Backlink (ser considerado relevante por outros sites que ja são considerados relevantes). Trabalhar com as redes sociais pode potencializar este processo, além de comentar e manter um relacionamento com outros canais.

As Redes Sociais:

Interagir com o seu consumidor é algo necessário, a fim de criar um relacionamento com ele, desta forma é possível humanizar mais ainda a sua marca, além de você poder aprender cada vez mais com o seu target. É necessário reforçar mais uma vez, na importância de pertencer a 1ª página do Google, e para mater isto, é necessário a frequência na publicação de novos conteúdos.

Um case interessante que o palestrante nos trouxe, foi o da cantora Mallu Magalhães, que estourou pela web, graças a um viral feito junto com o Myspace, que sugeria a amizade com cantora.

Algumas Redes Sociais para trabalharmos:





> Wikipedia (ótimo para ajudar a sua empresa a ocupar a página inicial do Google)


Um profissional do ramo deve saber as particularidades de cada rede social, para que possa explorar a mesma, além de poder "linkar" seu conteúdo. Algo bem bacana (que comecei inclusive a utilizar para divulgar meu blog nas redes sociais) foi o redutor de links personalizado, através dele é possível até fazer a mensuração de clicks além de diversos dados interessantes. Neste mercado, é necessário fazer uso das métricas, para poder melhorar e expandir os seus negócios, por conta disto é interessante montar uma planilha semanal com a estratégia e resultados alcançados com os dados fornecidos pelo Google Analytics.


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