segunda-feira, 31 de maio de 2010

Marketing Digital - Inovações para um mundo cada vez conectado.

No ultimo sábado, dia 29/05 fui em mais uma palestra do Grupo Impacta cujo tema abordado fora o Marketing Digital trazendo como sub tema apresentações sobre Branding com Marcelo Trevisani, planejamento estratégico digital com Felipe Morais e mídias sociais com Gustavo Tijolo. O evento era para ter ocorrido na Faculdade Impacta, que é próxima do metrô Santa Cruz, mas o número de inscrições forçou com que fosse mudado a localização, sendo realizado no Teatro Gazeta. Infelizmente não achei a apresentação do Gustavo Tijolo sobre mídias sociais, mas existem informações legais nas apresentações dos outros dois palestrantes.

Gostei muito da primeira palestra sobre Branding, o palestrante comentou de forma ampla sobre a importância da marca na vida dos consumidores, além da necessidade de mudar a visão de muitas empresas que infelizmente preferem anunciar em mídias mais tradicionais, sendo que poderiam obter o mesmo ou um resultado muito melhor com um custo reduzido se apostasse mais em novas mídias como plataformas para internet, marketing mobile e etc. Ele falou mais e mostrou isso em números, já que nos dias de hoje a maioria das pessoas estão conectadas, seja no computador enquanto assistem televisão, ou com o seu aparelho celular, além da vinda da televisão digital, e com isto o consumidor passa mais tempo sendo impactado por marcas, como também entra em um novo nível de experiência com as mesmas. Ele também comentou sobre a importância da relevância do anuncio para o consumidor, porque diferente das mídias tradicionais, a internet é um espaço que precisa ser conquistado, e citou o case do Ford Fiesta 2011 em que foram cedidos cerca de 100 carros do modelo europeu para um grupo de pessoas dos EUA para que estes pudessem fazer suas avaliações sobre o carro, além de possibilitar na mudança de algumas coisas para que agradassem mais o público americano, sendo construído e modificado por consumidores da marca Ford. A Fiat está fazendo algo parecido com o Fiat Milo que tem conta com a agência Click, em que o automóvel está sendo construído de acordo com as necessidades das pessoas.


Marcelo também comentou com poucas palavras, o que eu também acredito como ser a essência do conceito do que é Branding, em que "Branding é a conexão entre vida e emoção" e "o consumidor sonhar com VALOR, e não com o PREÇO".

 A segunda palestra feita pelo Felipe Morais foi sobre Planejamento Estratégico Digital, e nela ele falou um pouco da importância de um planejamento para realizar alguma ação na internet, ou em outras mídias digitais, sendo que muitos ainda pensam que é só colocar a sua marca na internet, não avaliando os sites ou mídias sociais corretas para darem resultados para cada cliente. Ele falou também um pouco sobre o perfil profissional de um planejador digital, em que este deve estar sempre atento no comportamento das pessoas, tomar conhecimento de diversas tribos e como estas se relacionam, etc. Acredito que um planejador deve estar em contato constante com o profissional de pesquisas para que seu trabalho fique melhor. Ele falou um pouco também sobre o e-comerce, sobre o comportamento dos consumidores virtuais, em que estes procuram depoimentos de quem já é usuário de certo produto, em busca de ter o conhecimento de seus pontos positivos e negativos. Uma coisa interessante em sua apresentação foi os números e informações de pesquisas como em que "92% das pessoas não passam da primeira página do google ao efetuar uma pesquisa", e com isto muitas empresas perdem consumidores por não investirem em links patrocinados, que possuem um preço de baixo custo.




A ultima palestra foi sobre Mídias Sociais e foi ministrada por Gustavo Tijolo, e ele contou um pouco da importância das mídias sociais como forma de criar um vinculo maior da marca com os seus consumidores, além de conseguir "humanizar" a marca com esta ferramenta. Também foi dito que muitas empresas dizem que ainda tem "medo" de entrar em redes sociais, porque não estão preparados para "aguentarem o tranco", mas como o palestrante falou: "mas a sua marca já está sendo falada na rede, e você não vai fazer nada sobre isso?"

Vendo estes profissionais palestrarem sobre marketing e mídias digitais, eu posso ver que não estou errado quando eu digo que é necessário incentivar as empresas e os clientes de agências para entrarem com mais vontade no meio das mídias digitais, pois através delas é possível notar uma diferença no entretenimento oferecido entre a marca e seus consumidores. Fecho este post com um pensamento em que acredito: "Não é porque o cliente acha que eles está certo querendo somente ficar nas mídias tradicionais, que você está errado em sempre propor também mídias alternativas, como as digitais de acordo com a campanha, tendo em vista no impacto que gera nos consumidores e na verba sendo usada economicamente de forma consciente"

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