quinta-feira, 10 de junho de 2010

Branding Digital!




Nesta terça, dia 08/06 participei de uma palestra sobre Branding Digital na Trevisan Escola de Negócios.
Eu não conhecia esta instituição, mas o atendimento deles foi muito satisfatório, me responderam com rapidez os meus e-mails, mas ainda possuem alguns atrasos, como a disponibilização dos slides da palestra via e-mail (acho legal vocês da Trevisan criarem um perfil no Slideshare, seria muito mais fácil e rápido). Ainda estou esperando também o comprovante desta palestra, coisa que irei precisar porque faltei em minha faculdade para prestigiar o evento.
Enfim, o Palestrante foi Marcos Hiller, que se não me engano faz parte do grupo docente de MBA da Trevisan. Nesta palestra ele conversou conosco de forma amigável, algo um pouco mais informal, coisa que só foi possível de acordo com o pequeno número de pessoas que foram prestigiar o evento. Isto foi bem legal, porque tornou o ambiente mais descontraído, o que possibilitou certos comentários de quem estava assistindo. Ele falou um pouco sobre o conceito de Branding, ligado diretamente aos hábitos que temos, uma vez que ele dispunha de certos gadgets que hoje em dia são vistos como obsoletos e encontrados somente em museus, enquanto que sua sobrinha de 4 anos (que simboliza ai a geração Y) já consome os valores e conceitos, além de aprender com as marcas de forma harmônica. É bem interessante observar isto, uma vez que os moldes de ensino continuam os mesmos, mas a forma de aprender já é bem diferente (acho que isso é uma prova que a forma em que se leciona deve ser discutida urgentemente!). 
Uma coisa interessante que o palestrante disse é que "os produtos que consomem os meios", antigamente os produtos eram jogados nas casas das pessoas através das mídias tradicionais, e hoje em dia as pessoas que procuram trazer os produtos pra dentro de casa. Uma coisa que eu achei muito legal foi das possibilidades levantadas pelo palestrante sobre a falta de incentivo na veiculação de campanhas em mídias digitais, e duas opções que surgiram foram:

a) Os clientes podem ser cabeças duras ainda e não acreditam neste espaço.
b) A veiculação na internet não é viável para as agências de publicidade, uma vez que as mesmas recebem uma bonificação de acordo com a quantidade de clientes levados para certo canal de televisão por exemplo.

Hiller comentou também sobre o conceito em que "A marca é uma promessa". Quando uma pessoa adquiri algum produto, ele deseja estar pertencente a uma certa tribo ou grupo de pessoas, ela deseja trazer para ela os valores que a marca já possui. É a mesma ideia em que eu pude conferir na palestra da Impacta em que o palestrante Marcelo Trevisani (seria dele essa Trevisan Escola de Negócios? Sobrenome parecido não? xD) disse que "o consumidor sonha com VALOR, e não com o preço".

O palestrante fechou a noite nos mostrando algumas peças produzidas para revistas em que tinham campanhas mal feitas de acordo com o planejamento de Branding da marca, e mostrou por ultimo uma campanha que conseguiu usar corretamente os mesmos conceitos. Uma frase que resume este ultimo exemplo é que "Uma publicidade/campanha mal feita, se torna uma propaganda gratuita para o seu concorrente, aquele que é líder de mercado".

Deixo com vocês o slide da palestra!


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