segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Planejamento em Mídias Sociais 3ª Parte!



Chegamos à 3ª e ultima parte dos meus post’s sobre o curso de planejamento em mídias sociais que fiz pela #Digitalks. Nesta ultima parte falarei um pouco sobre a ultima palestra dada no dia, pela Vivian Vianna que contou um pouco sobre o planejamento de estratégias.
Mais uma vez se falou bastante sobre o relacionamento que deve ser criado e conquistado aos poucos junto ao público, além do fato de criar assuntos informativos, que sejam úteis para aqueles que acessam o seu site. Através destes cuidados é possível gerar um bom relacionamento com o público a fim de obter também um destaque maior nas páginas de busca, uma vez que se consegue uma relevância maior no Google, por exemplo.
Uma forma de dispor o conteúdo da sua empresa de uma forma mais organizada e “humanizada” é através das redes sociais, já que ela consegue chegar até o consumidor levando informações pertinentes para ele (caso contrário, usar as redes sociais não passa de um gasto de energia). Outra defesa importante ao usar vários tipos de redes sociais, se deve ao fato de estar em mais lugares na web e com isso a sua marca tem mais chances de aparecer nas buscas sem pagar por isto. É muito importante também, saber os atributos e funcionalidades que cada rede social oferece, ao modo de usá-la corretamente e potencializar os seus serviços, um exemplo seria o uso do Formspring para o atendimento ao consumidor.
Chegamos novamente no assunto sobre o link building, que se trata da construção de link’s que retornam ao seu site, através de comentários feitos em sites cujo assunto é relacionado a sua empresa, por exemplo, ou linkando palavras-chaves utilizadas no seu blog/site a fim de aumentar o Page Rank de sua página, o preenchimento da guia de tags é outra ação importante para tornar maior a visibilidade de seu site. A nomeação das fotos utilizadas em seu post é outra coisa que ajuda a melhorar as buscas de seu site (não deixar a foto com o nome codificado, e sim colocando um título correto a ela).

Métricas:
Na internet, tudo é mensurável. E por conta disto, podemos conhecer melhor nosso público a fim de melhorar nosso conteúdo, serviço e/ou produto. Podemos descobrir por qual meio ele chega em nosso site, por quais assuntos ele se interessa e formas de melhorarmos nossas ações pela rede. Algumas formas de trabalhar com estas métricas é virar usuário do Google Analytics, que oferece ferramentas super interessantes e gratuitas que fazem a medição de tráfego de seu site. Outra ferramenta interessante é o redutor de URL bit.ly que oferece alguns dados importantes também de acesso, além de poder customizar seu link. Ambas as ferramentas que citei anteriormente são gratuitas e de confiança, mas infelizmente ficarei devendo algumas que podem ser usadas para a medição de tráfego via redes sociais (fui informado que é possível encontrar somente ferramentas pagas que fornecem dados confiáveis).

Bem pessoal, minha intenção com esta série de post’s era de informar de forma ampla sobre o conteúdo que pude ver na palestra, como vocês podem ter percebido eu já escrevo bastante e se fosse aprofundar mais ainda as matérias acabaria se tornando uma leitura pesada e cansativa (coloquei abaixo dos textos as apresentações que podem ser vistas no slideshare a fim de ajudar quem queira se aprofundar e ver os conteúdos com mais detalhes). Prometo fazer mais pra frente post’s aprofundando mais a técnica do SEO e de formas mais didáticas de empregar técnicas e idéias em seus próprios sites, blogs e afins.





Nenhum comentário:

Postar um comentário