domingo, 7 de novembro de 2010

QR Code! Muito mais que um código de barra!

Para quem baixou o arquivo do meu trabalho que está disponível no post anterior pode reparar que existia algumas imagens aparentemente estranhas. Na verdade elas se tratam de um QR Code (Quick Response), que são códigos de barra em 2D. Estes códigos podem ocultar mensagens de texto, imagens, vídeos, links, além de outros conteúdos. Utilizei esta ferramenta em meu trabalho, porque achei que seria uma forma bacana de colocar hiperlinks em meu trabalho, dessa forma proporcionando uma experiência diferente aos leitores do mesmo (na minha ótica é bem mais legal, e fácil utilizar este recurso, do que sinalizar o endereço da página entre parênteses).
Este tipo de tecnologia já pode ser vista no mercado brasileiro (inclusive já é possível vê-lo até mesmo nas contas de luz da eletropaulo) e já ganhou espaço em outros países, como no Japão. Para decodificar o código, é necessário qualquer celular com câmera que tenha um aplicativo que possa ler o código (você pode encontrar estes programas facilmente pela web, até mesmo através de sua operadora de celular).
Vocês podem conferir e espalhar o QR Code que o transporta para o meu blog ao lado:

Veja abaixo um exemplo de uma peça publicitária para a Calvin Klein utilizando o QR Code como plataforma:

Este código pode ser impresso até mesmo em estampas da camisetas, ou qualquer outro local plano, e deixar as pessoas curiosas com o conteúdo que pode estar ali escondido.
Esta tecnologia poderia ser melhor aproveitada em campanhas publicitárias ou até mesmo a fim de facilitar a vida das pessoas, servindo como uma forma bacana para lhe transportar do conteúdo Offline para o Online.
Veja o vídeo abaixo que mostra melhor isto com a reprodução dos QR Codes em programas televisivos:
 
Se você quiser saber como instalar este aplicativo em seu celular, clique neste link e instale em seu celular o leitor de QR Codes

Está um pouco mais entendido do assunto? Então baixe o meu trabalho e visualize agora os conteúdos "escondidos" em meu trabalho!> O PAPEL DO MEDIA CENTER NA EVOLUÇÃO DA TV 

Espero que tenham gostado, até o próximo post!

Abaixo segue um vídeo com maiores informações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário