domingo, 31 de outubro de 2010

Um novo jeito de ver televisão! Parte 2 UM DESABAFO

Pessoal, não vou escrever muito sobre o trabalho por aqui,  esta segunda parte será bem resumida e convido-os a fazer o download do trabalho na íntegra que estará completo com muitas informações bacanas pra quem deseja se aprofundar bem mais completo do que foi escrito aqui.
Gostaria de deixar lembrado aqui, que segunda feira 25/10/10 foi a festa de premiação e que eu pude ganhar o 1º lugar na categoria que estava participando com este trabalho!

Entrega do Prêmio
Como não tive direito a fazer um discurso, lá vai:
Queria agradecer à todos que estiveram do meu lado, que realmente acreditavam em mim e que sempre me deram forças. Muito Obrigado de verdade!
Queria agradecer também, aos meus grandes mestres que pude encontrar ao longo dos anos na Faculdade Cásper Líbero, muito obrigado especialmente ao meu professor José Eugênio de Menezes, com que tive aulas muito interessantes sobre a teoria da comunicação, aula que pude definir com clareza que minha área é mídia mesmo! Queria agradecer também ao meu professor de marketing Marcelo Rosa, que sempre teve paciência de me ouvir comentando sobre o meu blog, me dando várias dicas e com uma conversa sempre bacana sobre marketing. Muito obrigado ao meu professor Joubert, que me orientou para este trabalho vencedor. Muito Obrigado à todos vocês grandes mestres!
Queria agradecer aos membros do meu grupo da Faculdade, meus queridos Vupts! Um grupo que me acolheu de braços abertos e que conseguimos fazer um trabalho em um ambiente super gostoso e que normalmente traz bons resultados, avante Vupt's! Inclusive, aí em baixo vai a foto da Tânia que foi junto comigo e que pode levar sorte pra mim no dia da premiação, valeu Tânia!!

Queria agradecer agora, aos meus pais, que sempre me apoiaram nesta profissão que resolvi seguir, que nunca duvidaram do meu potencial, até mesmo quando eu duvidava. É super bacana sentir este reconhecimento vindo de fora também, sendo avaliado e entregue por profissionais renomados da área, isso traz uma segurança ainda maior para mim como profissional, pois eu ainda almejo trabalhar em uma grande agência de publicidade, e sei que tenho vocação, e muito talento para isto! Posso até mesmo não conseguir entrar, mesmo com este prêmio debaixo dos braços, mas não será por isto que deixarei de continuar tentando, sei do valor que eu tenho e mostrarei isto com muito trabalho!
Muito obrigado ao meu amigo Thiago, que sempre esteve do meu lado, e que pode me ajudar com revisões de texto e escutar minhas conversas sobre o tema, as vezes quando eu falava somente de quão legal seria ganhar este prêmio e de quanto que me sentia longe do mesmo. Obrigado cara, este prêmio também é seu!
Muito Obrigado também a minha amiga de classe Beatriz Vivanco que pode fazer a capa do meu trabalho (se não fosse ela seria uma capa básica do Word qualquer hahahaha), ela que deu a cara do trabalho, e devo bastante a você, obrigado mesmo!
Obrigado a todos vocês que estão lendo este post, este prêmio foi de grande valor pra mim, é um reconhecimento que eu mesmo não esperava receber, e que espero contribuir cada vez mais com novas idéias e com bons trabalhos. Muito Obrigado!
YO ADRIAN, I DID IT!!!!!!
it ain't about how hard ya hit. It's about how hard you can get it and keep moving forward. How much you can take and keep moving forward”.
Rocky Balboa
Faça o download em: 

Vencedor do 1º Lugar na categoria de TV do 13º Prêmio de Mídia Do Estadão

Continuando...

PC-TV:

Houve uma grande explosão na popularidade de compartilhamento de conteúdo na internet, em função do custo benefício, além dos conteúdos que podem ser encontrados sem qualquer barreira ( algumas barreiras podem ser quebradas por meio de configuração de proxy), é possível encontrar grandes emissoras que começaram a distribuir seu conteúdo por meio da internet, através de streaming como a FOX e a Warner Channel (deixou de disponibilizar suas séries via web) por exemplo, e geravam receita através de propagandas que eram vistas no começo e no término de cada episódio. Junto com o estouro de compartilhamento, o Youtube e Vimeo surgiram para potencializar ainda mais este conceito com o compartilhamento e criação de vídeos pela internet. A partir da popularização destas novas ferramentas, veio também a problemática da forma de visualizar estes conteúdos. Isto porque quando baixamos filmes, seriados, novelas ou qualquer tipo de mídia, esperamos consumir o mesmo de uma forma agradável, com conforto e tudo mais, coisa que não é totalmente possível quando visualizada em uma tela de computador, por maior que ela seja, nada é comparado com uma tela de televisão (sem falar de que uma televisão normalmente se dispõe em um lugar que tenha sofás, puff's, camas e etc, o que permite um conforto maior, além de uma visão privilegiada da imagem). 
Foi em função deste problema que muitas pessoas começaram a fazer a ligação de PC-TV, com isto as pessoas poderiam usar o televisor como uma extensão de seu monitor e ver seus filmes e seriados através da televisão (para que seja feita a ligação entre PC-TV é necessário que seu televisor tenha uma entrada VGA ou de HDMI, e seu computador o mesmo).
Um dos fatores mais importantes desta integração, foi a percepção que o mercado começou a dar para isto, pois agora, não era as grandes emissoras que faziam a programação diária da televisão, e sim o próprio telespectador, que fazia a própria programação de conteúdo de acordo com o que ele encontraria na web. Antes, alguns portais, como o da Rede Globo, disponibilizavam pequenos trechos de vídeos que podiam ser vistos com o resumo da novela do dia anterior, ou dos melhores momentos de um Reality Show, mas nada voltado para uma experiência de usar o pc como televisor mesmo, e além disto, acho que já disse antes que as emissoras preferiam aumentar o número de canais à cabo, do que criar uma plataforma que pudesse oferecer o mesmo e muito mais conteúdo por meio de streaming (existe também uma problemática quanto à conectividade precária que o Brasil possui, sendo difícil o uso desta tecnologia de forma satisfatória, é necessário que as operadoras de banda larga, se esforcem para oferecer um serviço decente com um preço justo, talvez isso possa mudar em função do aumento desta tecnologia inclusive, será investido mais para que possa ser gerado mais receita também).

O Media Center:

Outro aparelho que muitas vezes passa despercebido são os videogames, que podem ser utilizados também como media center, e possibilita a venda e consumo de mídia através de parcerias, como a ESPN que fez com o Xbox 360 para transmitir eventos ao vivo. Um media center ultrapassa o conceito dos PVR's, pois ele se trata do futuro ainda distante para a maioria, uma vez que ele seria o cérebro das casas do futuro, e que pudesse absorver todas as informações do seu dia a dia e costumes (seria possível fazer a leitura de sua fisionomia pelo espelho de seu banheiro, e o computador poderia dizer qual dieta seria a mais correta para você no dia, agendar uma consulta médica ou até prescrever um remédio para você, todas estas informações seriam armazenadas pelo media center, diferente de hoje que temos somente as músicas,videos,fotos e etc em só um local)

Alguns tipos de televisores já são encontrados no mercado com funcionalidades interessantes como o netcast, que permite a visualização de conteúdo por meio da internet, confira o vídeo abaixo um pouco mais desta tecnologia:


Se você se interessou em meu trabalho, confira ele na íntegra com muitas outras informações e pensamentos detalhados aqui mesmo: O PAPEL DO MEDIA CENTER NA EVOLUÇÃO DA TV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário